No mundo do Marketing Digital é muito comum falarmos de nicho, que é muito melhor trabalhar focado em um nicho.
Muito se abordou também sobre como escolher um nicho, que ferramentas utilizar e assim diminuir o risco para investimento.
Mas, ainda não vejo falarem sobre como testar nicho. Então vou abordar esse assunto aqui.
Porque Testar Nicho?
Primeiro vamos entender, porque devemos testar nicho, vou dar alguns motivos abaixo:
- Menor risco devido a um investimento menor, comparado a entrar no nicho sem testar
- Não desperdiçar tempo com um nicho que não funciona
- Saber realmente se vale a pena investir mais para ter um retorno maior
- Tempo de reação menor
Esses são um dos principais motivos para você testar seu nicho.
Como Testar o Nicho?
O nicho deve ser validado na PRÁTICA, porque de nada adianta testá-lo em um ambiente no qual ele não será definitivo.
Então a ideia é que você monte somente o que precisa para atrair o cliente e verificar se consegue faze-lo.
Por exemplo, se o seu nicho é, Emagrecimento Feminino Através de Chá, você testará somente validando se há interesses para esse ASSUNTO.
Aqui você não deve vender nada, é só validar se há interesse. Ou seja, você só precisará:
- Construir sua Squeeze Page (página de captura de e-mails) com uma isca que realmente tenha sentido com seu público/produto.
- Atrair tráfego para essa página (a segmentação do publico deve ser levada em conta)
- Mensurar o tanto investido (em reais ou número de páginas visitadas) pelo número de pessoas que se cadastraram.
Nesse processo se quiser algo rápido, provavelmente irá precisar investir algum dinheiro para atrair o tráfego.
Se preferir não gastar nada o tempo levado para o teste será maior, mas é possível.
Conclusão
No final a melhor forma de você testar seu nicho é montando sua lista. Ou seja:
- Defina seu público
- Crie uma Squeeze
- Desvie tráfego para ela (pago ou não)
- Avalie a taxa de conversão
- Avalie a quantidade de público
- Avalie o esforço para obte-lo
- Tome sua decisão
É claro que nesse processo você já pode pensar em direcionar tudo para um produto que pretende oferecer, mas sem o custo de construi-lo antes de confirmar se o nicho é atrativo.